quinta-feira, julho 15, 2010

Cloud Computer - O momento da nuvem privada

por Michael Biddick | InformationWeek EUA





Benefícios incluem capacidade flexível e na opção pague-o-quanto-usar dos serviços

O Instituto de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos destacou cinco atributos dos serviços de computação em nuvem: self-service sob demanda, acesso geral à rede; pagamento por uso, escala elástica e união de recursos. Mas não se assuste com essas definições. O importante é que as empresas vejam oportunidades na capacidade flexível e na opção pague-o-quanto-usar dos serviços de nuvens públicas de fornecedores como a Amazon, o Google e a Microsoft, mas elas ainda têm medo de perder o controle com esses serviços.

Estimulados pelo desejo de controlar os dados, os governos estão emergindo como líderes nos projetos de implementação de nuvens privadas. O Departamente de Defesa dos EUA, por exemplo, desenvolveu espaço de servidores sob demanda em que 50 GB de acréscimo podem ser acessados pelas equipes de desenvolvimento, com padrão de segurança pré-desenvolvido.

Portanto, enquanto nem a nuvem publica e nem a nuvem privada são amplamente adotadas, as empresas parecem mais dispostas a investir em nuvens privadas, nos próximos anos, de acordo com a pesquisa.

Entre os entrevistados, 63% não tem planos de usar serviços de nuvem pública, enquanto 20% já usa. Mais pra frente, apenas 17% tem planos para a nuvem pública, comparado com 30% que prefere a nuvem privada. Os gastos com a nuvem privada, embora ainda sejam baixos, parecem dispostos a crescer: daqui 18 meses, um quarto das empresas em nossa pesquisa espera gastar mais de 20% do total de seus orçamentos de TI na nuvem privada.

Enquanto notamos os obstáculos para a nuvem privada, foi interessante perceber o que não preocupa as áreas de TI. Apenas 8% acredita que a tecnologia é inadequada e apenas 9% se preocupa com a resistência dos profissionais de TI - embora estejam preocupados com o fato de não terem profissionais adequados para o desenvolvimento (24% citou a falta de poder humano ou habilidade).

As equipes de TI podem estar subestimando alguns dos riscos. A tecnologia não é tão madura quanto as pesquisas nos fazem acreditar e as nuvens privadas não representam, de forma alguma, uma opção barata que será imediatamente aprovada pelo orçamento. Como a economia vem da escala, conseguir o máximo possível da empresa é fundamental para o sucesso da nuvem privada.

As nuvens privadas não têm sentido para pequenos negócios. Mas em grandes e até mesmo em médias empresas, as equipes de TI devem fazer da nuvem privada um brado de guerra para conseguir o apoio de projetos eficientes.

(Tradução Rheni Victório)
Fonte: ITWeb

Nenhum comentário: